Exemplos de Resenhas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Resenha do artigo “Século XXI (segunda parte)”, de Drauzio Varella, por Rodolfo Alberto.


Drauzio Varella relaciona os excepcionais avanços científicos procedidos pelo homem nos séculos passados, os do presente e os que ainda estão por acontecer em seu artigo. Afirma que o êxito da Ciência de seu século progredirá em função da Física, cujo principal atual empecilho é o descompasso entre os fundamentos da teoria gravitacional de Einstein e os da mecânica quântica; complementa a dizer que a consequência não é possível de ser preditada se tal descompasso for solucionado. A pesquisa contemporânea de profissionais da Biologia acerca das moléculas celulares e seus fins é citada, além de eles, mais físicos e matemáticos, estarem a cooperar para a previsão da reação da célula a certos estímulos. Varella também enumera suas crenças ligadas aos avanços científicos futuros do século XXI (definição dos genes envolvidos na passagem do óvulo a feto; a revelação de ancestrais humanos através de seus DNAs inativos; interferência nos processos naturais celulares devido à ativação/omissão de genes específicos; conhecimento dos mecanismos gênicos que diferenciaram os humanos dos demais seres; criação de uma molécula de RNA sintética; invenção e uso de vegetais e frutos mutados em seu gene para erradicar moléstias; e o revelamento dos mistérios cerebrais remanescentes). O autor finaliza-se com a futura ocupação de Marte pelos terrestres, a relatar as etapas mais essenciais à adaptação de vida humana no planeta vermelho e a supor que originar-se-ão polêmicas, como lhe exportar ou não seres da Terra; inclusive, confirma que haverá diferenciação na espécie humana e que o homem enfim sairá do sistema solar.
Praticamente, considero provável e plausível grande parte das ideias e expectativas expostas no artigo por Drauzio Varella. A pesquisa de biólogos com as células, vírus, bactérias, etc., que tem tido um caráter mais minucioso, a nível atômico, possui certamente amplas oportunidades de desvendar mistérios da espécie humana e de combater doenças que tanto importunam-na; por outro lado, a ocupação marciana pareceu-me muito além do alcance do homem, visto suas rigorosas condições de adaptação.
Texto original: VARELLA, Drauzio. Diário do Pará Revista. 1. ed. Belém: Diário do Pará, 2009.
Link: http://ee.diariodopara.com.br/ (edição de 05/07/2009, pág. 27).
Rodolfo Alberto.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Resenha do filme A.I. Inteligência Artificial por Fabricio Santos

AI é um clássico filme de ficção científica que busca retratar como será a vida no futuro. Tudo começa quando a Cybertronics, uma empresa produtora de robôs e/ou andróides que possuem aparência humana, planeja dar o passo inicial na criação de robôs filhos que sejam capazes de amar seus pais eternamente. E assim como planejado, fora concebido David, o primogênito de sua série.
No filme há uma o casal formado por Harry e Mônica, os quais estão na iminência de perder o único filho (Martim) que há anos vivera em estado vegetativo. Mediante a situação que enfrentara e havendo a possibilidade de adotar um andróide, Harry decidira por comprar um destes para presentear Mônica. Quando este chegara a sua residência, acompanhado de David, Mônica, a priori, assustara-se, entretanto após um momento o aceitara. Contudo Mônica ficara incerta quanto à questão de adotá-lo ou não, haja vista que a partir do momento em que este fosse programado apenas amaria aos pais responsáveis por sua programação e a ninguém mais, sendo a sua destruição o único destino caso os pais não o quisessem mais.
Apesar da incerteza, Monica decidira adotar David. Os primeiros momentos foram diferentes, pois ele observara a tudo e a todos, sempre buscando ser o mais humano possível em seus atos e em suas atitudes comportamentais. Isto é bastante notório durante os jantares. David assistira o comportamento de seus pais durante este período, chegando ao ponto de imitá-los, mesmo estando seu prato e seu copo vazios.
Mônica apresentara a David, Teddy, um super brinquedo e que por ser deste cunho afirma não ser um brinquedo. Ela deixa a cargo do ursinho uma parte do cuidado de David. Então algo inesperado acontecera, Martim saíra do estado vegetativo e então retornara à sua morada, fato que retirara o casal da situação sofrível pela qual perpassara.
A chegada de Martim desencadeara em David, mudanças comportamentais, pois o primeiro desenvolvera no segundo o ato de competição, notados nos instantes da disputa por Teddy e no momento de certo jantar, quando competem pela maior ingestão de salada. Martin mostrara-se um menino da má índole quando dissera a David que brinquedos são melhores ou são mais úteis quando estão quebrados e no momento em que o convencera de cortar uma mecha do cabelo de Mônica, afirmando que ela o amaria ainda mais. E David com toda sua inocência e imaturidade, decidira executar o plano proposto por Martin. Obviamente que algo sairia errado, mesmo porque esta era a intenção de Martim quando propôs a David que tomasse tal atitude. Então o andróide conseguira cortar uma mecha do cabelo de sua mãe, no entanto durante o ato ele acordara o casal. Harry ao ver atitude de David levantara e o reprimira. Assustado ele apenas afirmara que tomara tal atitude para que Mônica o amasse mais.
Em certo encontro na casa de Harry e Mônica, os amigos de Martim vêem David e dentre eles um questionara acerca dele. Com um objeto ponte agudo um dos meninos tenta expor o fato de que “mecas”, denominação que também era designada aos andróides, não sentiam dor, mas David era diferente, pois este dotara-se de sentimentos. Neste momento, quando percebera a ameaça, David abraçara-se em Martim o implorando para que ele o protegesse, no entanto ele gradativamente o puxara em direção a piscina, e acidentalmente eles caíram dentro desta. Martim então começara a se afogar. Harry imediatamente mergulhara na piscina e socorrera seu filho biológico.
Mediante as ações que David fizera, Mônica decidira devolvê-lo a Cybertronics, contudo ela não o devolvera a empresa, mas o abandonara numa floresta junto com Teddy, e também o orientara para que não seguisse em determinada direção, pois chegariam a Cybertronics, então eles o pegariam e o destruiriam. David, em suplício, implorara para que sua mãe não o deixasse, mas ela, mesmo sofrendo retornara a sua residência abandonando-o para sempre. Este é o momento em que David começara a, incansavelmente, aspirar em tornar-se uma criança de verdade, assim como no conto de Pinóquio. É como se o fato de Mônica o ter abandonado, fosse uma problemática instigadora a realização de sua vontade.
Vagando pela floresta, David deparara-se com inúmeros destroços de andróides. Ele localizara-se em um local designado de A feira de carne. Local este onde se realizara a destruição dos robôs, pois os participantes acreditavam no fato de que estes pudessem dominar o mundo e ultrapassar a espécie humana no que concerne ao intelecto. Durante sua estada na feira, David conhecera Joe, um andróide que fora programado para se prostituir e que se encontrara no referido lugar por ser acusado de homicídio de uma cidadã.
Joe, David e Teddy tornaram-se amigos, então Joe decidira ajudar David. Eles escapam ilesos da feira o fugiram em direção a Cidade Vermelha, uma localidade dominada pela alta tecnologia. Nela, Joe conduzira David ao Dr. Saber, uma super máquina apta a responder a qualquer questionamento. Através desta, ele toma mais conhecimento acerca da Fada Azul, todavia devido ao fato de Joe ser foragido, a polícia o encontra e o prende, entretanto David adentrara ao helicóptero militar e causara uma situação em que Joe conseguira fugir por uma segunda vez.
O destino que escolhera fora o Fim do Mundo, modo como Manhattan passara a ser chamada. Ao chagar ao destino, David entrara no edifício da Cybertronics, onde ele encontrara uma de suas cópias. Contudo David pensara ser único e exclusivo, fato que não era verídico. Devido a isto ele destruira sua cópia, afirmando ele, ser o único David. Então aparecera o Professor Hobby, que o acalmara e o revelara a triste realidade de que ele não pudera se tornar uma criança de verdade. Sem opção, David tentara o suicídio como forma aliviadora de seu sofrimento. Ele lançara-se do alto do edifício no oceano. Enquanto isto, Joe apenas assistira os fatos. Então David submerge exatamente em um parque de diversões cujo tema fora justamente sobe Pinóquio. Durante sua submersão ele avistara a Fada Azul, que na verdade não passara apenas de uma estátua.
Joe submergira com o helicóptero com o intuito de salvar David. Quando retornara a superfície, David relatara para Joe e Teddy, o fato de ter visto a Fada Azul. Muito determinado de sua vontade, ele decidira submergir ainda na esperança de a Fada o torne real. No momento da submersão a polícia encontrara Joe e o levara preso. Então David e Teddy submergiram para irem ao encontro da Fada Azul. Ele a encontra e a implora por algo que não pode ser realizado. Porém quando estavam submergindo cabos de aço partiram se e isto provocou a queda da roda gigante que prendeu o helicóptero no fundo do oceano e em frente à Fada Azul.
Dois mil anos se passaram, uma nova era glacial iniciara-se, os oceanos se congelaram e a espécie humana fora extinta. Com o término da humanidade, seres super inteligentes entraram em cena, estes buscavam através de pesquisas arqueológicas, vestígios sobre a espécie humana. Ao passar por Manhattan encontraram David, que agora era a única prova concreta de que um dia a humanidade fora real. Os seres extraterrestres o reanimaram assim como também a Teddy e leram sua mente. Então David descera do helicóptero e andara em direção a Fada, ele a tocara e ela iniciara a trincar fato que desencadeou sua quebra. Foi então que ele notara que a Fada Azul não passara de uma simples estátua.
Então David fora levado pelos seres super inteligentes, os quais se incumbiram de reconstruir a casa do mesmo. Um deles assume a forma da Fada Azul e conversa com David sobre o período de tempo que se passara e que Mônica não vivera mais, mas que houvera a possibilidade de recriá-la através de uma técnica de reconstrução corporal, mas que para isso seria necessário um fragmento do DNA da pessoa. Então Teddy fornecera a mecha de cabelo de Mônica, que guardara consigo no dia em que David fora convencido a cotar o cabelo dela.
Dessa forma Mônica volta à vida, mas por um único dia. Assim David aproveitara o único dia que pudera ser vivido por sua mãe da melhor forma possível. Eles brincaram e fizeram um bolo. Mas o fim do dia chegara e já era hora de dormir. David e Mônica dirigiram-se para a cama com o devido intuito. Sabendo que se tratara de um sono eterno por parte de sua mãe, David decidira dormir eternamente também. Ele deitara-se ao lado dela, unira suas mãos e juntos partiram para o lugar onde nascem os sonhos, sendo observados por Teddy em sua incansável missão de se manter integro.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Resenha da serie final fantasy (jogos,serie,filmes)


Final Fantasy(em japonês: ファイナルファンタジー Fainaru Fantajii)   é uma série de RPG para videojogos, produzido pela Square (atualmente Square Enix). Final Fantasy já teve diversos jogos para:consolas portáteis ,PC, dois jogos para telefone, quatro animes e três filmes em CG.
O primeiro jogo da série estreou no Japão em 1987, sendo lançado três anos depois no Ocidente.
Em termos gerais, os jogos da série são ambientados em mundos de fantasia, repletos de magia e elementos medievais misturados com tecnologia futurística. Os diversos episódios da série não possuem muitas conexões entre si no que diz respeito ao enredo, com excepção de Final Fantasy X e sua continuação X-2, mas diversos elementos, como cristais, chocobos, o sistema de batalha, alguns itens e a trilha sonora de Nobuo Uematsu são recorrentes. Muitos consideram Final Fantasy a série 
de jogos mais importante da história dos videojogos.

Final Fantasy VII – Advent Children

Produção: 2005
Duração: 126min.
Direção: Tetsuya Nomura
Elenco (Vozes no original japonês): Takahiro Sakurai, Maaya Sakamoto, Ayumi Ito, Shotaro Morikubo, Keiji Fujiwara, Taiten Kusunoki, Yûji Kishi, Kenji Nomura, Shogo Suzuki, Masahiro Kobayashi, Kazuyuki Yama, Yumi Kakazu, Hideo Ishikawa, Masachika Ichimura, Miyuu Tsuzuhar
Vídeo: Widescreen Anamórfico 1.78:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Japonês, Inglês, Francês (Dolby TrueHD 5.1)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Chinês, Árabe, Holandês, Tailandês
Nº de discos: 1
Região: A, B, C
Distribuidora: Sony
Lançamento: 08/07/2009
SINOPSE
Dois anos após os acontecimentos do jogo Final Fantasy VII, a cidade de Midgar está em ruínas. O mundo ficou numa situação delicada, com as grandes potências destruídas e a civilização debilitada por uma doença mortal que se espalha rapidamente. O herói Cloud agora passa a maior parte do tempo sozinho, tentando lidar com os fantasmas de seu passado. Quando surgem três vilões dotados de poderes sobre-humanos, Cloud terá de superar sua tragédia pessoal para enfrentá-los, voltando a ser o herói que o povo e seus amigos necessitam.
Para entender melhor a historia de Final Fantasy VII – Advent Children,e preciso conhecer os acontecimento que ocorreram em FF7, aqui vai um resumo:
Em Final Fantasy VII, o jogador entra no papel de Cloud Strife, um mercenário a serviço do grupo de ecoterrorismo chamado AVALANCHE, sob a liderança do explosivo Barret Wallace. A primeira missão é explodir um dos reatores de Mako (energia gerada a partir do Lifestream, a "vida" do planeta) da empresa Shinra, que controla boa parte do mundo. Essa exploração do Lifestream está degradando o planeta, mas poucos fazem algo a respeito pois têm a vida facilitada pelo nova energia, fora o forte controle militar exercido pela companhia Shinra.
Cloud já foi um soldado da própria Shinra, mas, por razões desconhecidas de início, deixou a empresa e passou a trabalhar como um mercenário disposto a qualquer coisa, se o pagamento for satisfatório. Ele passa a trabalhar para o grupo AVALANCHE após encontrar sua amiga de infância, Tifa Lockhart, dona de um bar chamado Seventh Heaven em Midgar que serve como esconderijo do grupo.
Com o progresso da história, Cloud, embora sem demonstrar um particular interesse pela causa de Barret, acaba sendo arrastado pelos acontecimentos até tomar conhecimento do retorno de Sephiroth, um grande herói de guerra que havia sido dado por morto no incidente de Nibelheim, há cinco anos. Sephiroth já fora um ídolo para Cloud, mas enlouqueceu por motivos misteriosos, e Cloud sabe o risco que ele representa. Ao longo do jogo, muito do que Cloud julgava conhecer revela-se como mentira, com grandes revelações e reviravoltas envolvendo seu passado e outros personagens.

cometarios :
não há muito o que acrescentar, é sem duvida a melhor serie de games,só resta esperar   um  filme  sair nos cinemas que não seja em CG,o que não deve demorar devido ao grande sucesso da série.

por: fernando 'vicio game'

Resenha do filme um amor para recordar!

- O AMOR É COMO O VENTO, NAO POSSO VER MAS POSSO SENTIR -

É a comovente história de Landon, o rapaz mais popular da escola. Apesar de desajustado e agressivo, ele se apaixona perdidamente por Jamie. Jamie é uma menina que vive em outro mundo. Filha do pastor da cidadezinha, é estudiosa e compenetrada, cumpridora de seus deveres. É muito meiga, doce e gentil. Jamie é o oposto de Landon. Ela nunca imaginou se relacionar com Landon, muito menos se apaixonar perdidamente por ele.
A história se passa nos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é obrigado a participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz tudo ao seu alcance para escapar de seu assédio.

O filme dá uma lição dos verdadeiros valores que o homem deve perseguir para conquistar, a todo custo.
Mas o destino que os uniu, vai também separá-los. Ela tem uma doença fatal. O lindo romance entre Landon e Jamie será em breve, Um Amor para Recordar.

Um Amor para Recordar é romântico e inesquecível! Merece ser descoberto e receber prêmios pela boa atuação dos personagens, sua sintonia perfeita, direção, enredo, trilha sonora; excelente interpretação.

É uma história comovente que faz refletir sobre a valorização da vida e a maneira de viver. Os atores sao maravilhosos; a MANDY MOORE e o SHANE WEST protagonizaram muito bem, eu gostaria de indicar esse filme para todos. Ele é simplesmente maravilhoso, uma lição de vida...
COMENTARIO:
O filme apesar de ser utopico,pois na sociedade que vivemos com tantas divergencias e preconceitos sociais e quase impossivél que se torne concreto um amor tão puro rodeado por tantas criticas no entanto a doença da personagem torna o mais tramatico tendo assim um interesse a desperta pois na maioria dos romances o final sempre e feliz diferente deste que sera apenas para recordar ...   

                                                                                           By:Jéssica martins

O Conde de Monte Cristo.

Acusado de ter recebido uma carta de Napoleão em seu exílio, Edmonde Dantés, um ingênuo marinheiro é condenado. Vítima desse complô o jovem é preso no castelo d'lf onde encontra um velho abade, Farias, um prisioneiro político que lhe indicou o local do tesouro do Cardeal Spada. Durante vários anos foi educado por Farias sobre ciências e artes. Ao sair da prisão Edmond decide arriscar na história de seu velho amigo de sela, acabando por de tornar milionário. Agora com o espírito de vingança ele cria uma armadilha para se vingar de seus antigos inimigos, para isso assume vários nomes. Um de seus personágens mais famosos é o Conde de Monte Cristo que ajuda seus antigos amigos. Fatos que conduzem a história para um final eletrizante.

Comentário sobre o filme:
 Considero esse romance como um verdadeiro relato sebre os sentimentos humanos. Nada se esconde aos olhos de quem o vê. As atitudes do personágem reflete exatamente o que a maioria daa pesoas gostariam de fazer ao se encontrarem em tal situação...

                                                                                            Verônica Monteiro.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Resenha do filme Desafiando os Gigantes

Quem nunca teve que enfrentar grandes desafios na vida? A diferença entre o vencedor e o perdedor pode estar em sua fonte de apoio. Em seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor não consegue levar seu time, o Shiloh Eagles, a uma temporada de vitórias. Por isso, todos começam a vê-lo como um derrotado e a direção da escola pensa em demiti-lo.

Em casa, as dificuldades também o jogam mais para o fundo do poço. A esposa quer muito ter um filho e, depois de alguns exames, o casal descobre que o problema está com ele. Como os tratamentos de fertilidade são caros, a idéia do filho é deixada de lado. Depois de tantos reveses, o pensamento de desistir de tudo lhe passa pela cabeça. Até que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé. E é na oração e na leitura da Bíblia que Taylor descobre a força da perseverança para vencer.

Depois de descobrir que a Bíblia pode ser a solução para sua vida, Taylor passa a usá-la no trabalho, contagiando os jovens que treina e promovendo mudanças na vida deles também. 

A direção é de Alex Kendrick (que também é o ator principal) e a distribuidora é a Sony Pictures. Mesmo quem não entende nada de futebol americano (ou ache o esporte muito violento, como é o meu caso), pode se emocionar com essa produção que relaciona a fé em Deus às lutas e situações do dia-a-dia.

Às vezes nos deparamos com situações arrasadoras na nossa vida, as quais não vemos uma solução, porém se procurarmos um pouco de fé dentro de nós, e acreditarmos em nós mesmos com toda a certeza essas barreiras serão ultrapassadas.
O filme nos mostra situações da vida que nos desafiam, e o diretor quis mostrar que sempre há uma solução para estes problemas, e podemos encontrar solução tendo um pouco de fé em nós. 

Por Max dos Santos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resenha do filme O Poderoso Chefão de Francis Ford Coppola


O  Poderoso Filme
 Em 1972, a Paramount Pictures lançou uma proposta que não se podia recusar- assistir a O Poderoso Chefão. Uma adaptação do livro homônimo de Mario Puzo. Que narra na corrupta e enganosa Nova Iorque pós-guerra toda a trajetória de luta de uma família mafiosa para se manter no poder. Dirigido por Francis Ford Coppola, é o primeiro filme da trilogia. Aliás, foi junto a Coppola que Puzo adaptou seu Best-seller às telonas. O que foi talvez, um dos fatores mais relevantes para se manter as qualidades do livro e elevar tais qualidades a um nível altíssimo no filme.

O filme traz Marlon Brando no papel de Don Vito, o patriarca da família Corleone. De origem siciliana, é uma das cinco famílias que comandam a máfia em Nova Iorque. Controlando o submundo dos jogos, bebidas e prostituição (Don Corleone não participa deste último, pois seria contra suas convicções). Na máfia, o chefe de uma família é chamado de padrinho. O que nos remete ao título original da obra em inglês – The Godfather. As relações são baseadas em trocas de favores - “de vida ou de morte”. Você pede algo, o padrinho realiza e você tem uma dívida que mais cedo ou mais tarde será cobrada por ele. Relação que podemos ver logo no clássico início do filme, quando durante o casamento de sua filha Don Vito Corleone atende diversos homens e seus pedidos.

A trama centra-se na sucessão de Don Vito Corleone, que já está por volta de seus 60 anos. Em princípio, para seu lugar imagina Santino "Sonny" Corleone. Filho mais velho de quatro. Mesmo Don Vito não aprovando o temperamento explosivo e impulsivo de seu filho. Acontece que havia um novo negócio chegando – as drogas. Porém, o Don não participa nem apóia este novo tipo de empreendimento. O que causa entre as outras famílias e pessoas interessadas nele uma grande tensão. Assim, Don Corleone sofre um atentado. Sua morte pensava-se, obrigaria o resto da família a aceitar a entrada das drogas. Só que Don sobrevive e enquanto se recupera, em meio a uma guerra que se instalou na máfia, surge em cena o jovem Michael. O caçula de seus filhos. E que até aquele momento, parecia não ter nenhum “jeito” para os negócios da família. É a grande reviravolta do filme. Michael surpreende a todos com sua decisão. O que me lembra uma frase que Don Vito costumava falar no livro, mas que ficou fora do filme: “O homem só tem um destino”.

Desacreditado por muitos até pela própria produtora. Graças à teimosia do diretor, a obra-prima de Coppola tornou-se um dos filmes americanos considerados hoje os melhores de todos os tempos. Imortalizou não só frases como a vista acima ou “Eu vou fazer uma proposta que ele não poderá recusar”, entre outras. Mas também personagens e isso se deve também a quem deu vida a eles – Além de Marlon Brando, o Al Pacino na pele do jovem Michael Corleone (que foi uma das apostas do diretor); ou James Caan no papel de Sonny; Robert Duvall e seu advogado John Hagen;... A lista é imensa. É impossível deixar de mencionar que a trilha musical é perfeita, a edição melhor ainda. Um filme dinâmico e bem estruturado. Não são à toa suas dez indicações para o Oscar de 1972, em que ganhou três: Melhor filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro adaptado de outra Mídia. Inesquecível e brilhante, O Poderoso Chefão vai além. É mais do que um filme, é uma aula de como se fazer um filme. Que quebra as barreiras do tempo - conseguiu abordar temas que continuam sendo tão atuais hoje quanto qualquer outro deste século. Ele é a prova de que um filme bom é eterno!

 By JULIANA RIBEIRO