Exemplos de Resenhas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resenha do filme O Poderoso Chefão de Francis Ford Coppola


O  Poderoso Filme
 Em 1972, a Paramount Pictures lançou uma proposta que não se podia recusar- assistir a O Poderoso Chefão. Uma adaptação do livro homônimo de Mario Puzo. Que narra na corrupta e enganosa Nova Iorque pós-guerra toda a trajetória de luta de uma família mafiosa para se manter no poder. Dirigido por Francis Ford Coppola, é o primeiro filme da trilogia. Aliás, foi junto a Coppola que Puzo adaptou seu Best-seller às telonas. O que foi talvez, um dos fatores mais relevantes para se manter as qualidades do livro e elevar tais qualidades a um nível altíssimo no filme.

O filme traz Marlon Brando no papel de Don Vito, o patriarca da família Corleone. De origem siciliana, é uma das cinco famílias que comandam a máfia em Nova Iorque. Controlando o submundo dos jogos, bebidas e prostituição (Don Corleone não participa deste último, pois seria contra suas convicções). Na máfia, o chefe de uma família é chamado de padrinho. O que nos remete ao título original da obra em inglês – The Godfather. As relações são baseadas em trocas de favores - “de vida ou de morte”. Você pede algo, o padrinho realiza e você tem uma dívida que mais cedo ou mais tarde será cobrada por ele. Relação que podemos ver logo no clássico início do filme, quando durante o casamento de sua filha Don Vito Corleone atende diversos homens e seus pedidos.

A trama centra-se na sucessão de Don Vito Corleone, que já está por volta de seus 60 anos. Em princípio, para seu lugar imagina Santino "Sonny" Corleone. Filho mais velho de quatro. Mesmo Don Vito não aprovando o temperamento explosivo e impulsivo de seu filho. Acontece que havia um novo negócio chegando – as drogas. Porém, o Don não participa nem apóia este novo tipo de empreendimento. O que causa entre as outras famílias e pessoas interessadas nele uma grande tensão. Assim, Don Corleone sofre um atentado. Sua morte pensava-se, obrigaria o resto da família a aceitar a entrada das drogas. Só que Don sobrevive e enquanto se recupera, em meio a uma guerra que se instalou na máfia, surge em cena o jovem Michael. O caçula de seus filhos. E que até aquele momento, parecia não ter nenhum “jeito” para os negócios da família. É a grande reviravolta do filme. Michael surpreende a todos com sua decisão. O que me lembra uma frase que Don Vito costumava falar no livro, mas que ficou fora do filme: “O homem só tem um destino”.

Desacreditado por muitos até pela própria produtora. Graças à teimosia do diretor, a obra-prima de Coppola tornou-se um dos filmes americanos considerados hoje os melhores de todos os tempos. Imortalizou não só frases como a vista acima ou “Eu vou fazer uma proposta que ele não poderá recusar”, entre outras. Mas também personagens e isso se deve também a quem deu vida a eles – Além de Marlon Brando, o Al Pacino na pele do jovem Michael Corleone (que foi uma das apostas do diretor); ou James Caan no papel de Sonny; Robert Duvall e seu advogado John Hagen;... A lista é imensa. É impossível deixar de mencionar que a trilha musical é perfeita, a edição melhor ainda. Um filme dinâmico e bem estruturado. Não são à toa suas dez indicações para o Oscar de 1972, em que ganhou três: Melhor filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro adaptado de outra Mídia. Inesquecível e brilhante, O Poderoso Chefão vai além. É mais do que um filme, é uma aula de como se fazer um filme. Que quebra as barreiras do tempo - conseguiu abordar temas que continuam sendo tão atuais hoje quanto qualquer outro deste século. Ele é a prova de que um filme bom é eterno!

 By JULIANA RIBEIRO

3 comentários:

  1. A resenha feita por Juliana Ribeiro está bem organizada de acordo com as estruturas de uma resenha crítica.Ela foi polida e baseou-se em fatos nos seus coméntarios , objetiva e manteve o foco no tema. Sempre ouvi comentários sobre o filme, mas nunca parei para assistir. Agora com certeza vou!!!
    By DANIELE BRAGA

    ResponderExcluir
  2. ñ sei ñ mas esse poderoso chefão ta mais para poderoso garçom!rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o livro, acabei de lê-lo e não vejo a hora de ver os personagens em vida na tela, vou assistir hoje. Ótimo texto.

    ResponderExcluir