Exemplos de Resenhas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Resenha de UP Altas Aventuras /por: Laís Menezes da Costa Sousa


Resenha do Filme UP Altas Aventuras

UP.Pixar Animation Studios.2009

UP é o 10º desenho animado da Pixar Animation Studios com a distribuição de Walt Disney Pictures e vencedor do Oscar de Melhor Animação no ano de 2010. Criado por Pete Docter, Bob Peterson e Thomas McCarthy, o filme tem como vozes dos personagens principais: Carl Fredricksen (Edward Asner), Russell (Jordan Nagai), Charles Muntz (Christopher Plummer) e Dug (Bob Peterson - um dos criadores). O filme transmite a mensagem sobre a superação. Com um pouco de cada gênero, como: romance, drama, comédia, aventura e mais aventura, o filme é recomendado para todas as idades e gostos.

O filme conta a história de Carl Fredricksepartindo de sua infância quando ele está assistindo a uma reportagem sobre o seu ídolo, Charles Muntz. Carl demonstra como ele era apaixonado pelas aventuras de Charles e na sua nova descoberta: o Paraíso das Cachoeiras, localizado na América do Sul, de onde trouxe o esqueleto de uma das criaturas chamada de O Monstro do Paraíso das Cachoeiras. Após serem feitas várias pesquisas, os cientistas acusaram Charles de ter fabricado o esqueleto e por isso rompem as relações com ele, mas Charles promete retornar ao Paraíso das Cachoeiras e capturar a fera viva e que só voltaria com ela.
No caminho de volta para casa, Carl está brincando com o seu balão (o dirigível de Charles Muntz), ele encontra uma casa abandonada com uma garota brincando como se estivesse dentro do dirigível de Charles Muntz. A garota se chama Ellie e, desde esse dia, passa a ser amiga de Carl.
O filme nos leva ao casamento de Ellie com Carl, com flashes e cenas, envolvidas pela composição que ganhou u Oscar de Melhor Trilha Sonora de 2010, contando resumidamente que Ellie não podia engravidar e que ela sonhava em ir para o Paraíso das Cachoeiras (sonho que Carl providenciou passagens para a Venezuela), mas Ellie adoece e falece antes deles conseguirem viajar.
Rancoroso e sem amigos, Carl passa por mais problemas quando uma empresa decide comprar sua casa para demoli-la e ocupar o terreno com outra construção. Pelo fato daquela casa ter sido o primeiro “encontro” entre Carl e Ellie, ele não permite causando impaciência com o mestre de obras. Durante uma tarde, ele ouve a porta bater e um escoteiro chamado Russell se oferece para ajudá-lo, mas como Carl diz não precisar, Russell tenta convencê-lo a fazer alguma coisa para que ele consiga ganhar um distintivo por ajudar um idoso. Não agüentando o falatório de como o distintivo era importante para o menino, Carl pede a Russel que vá procurar uma Narceja que come suas azaléias. Quando o garoto vai embora, Carl presencia um operário batendo sem querer e quebrando sua caixa de correio. Em um acidente com um dos operários, Carl se altera e o bate com sua bengala dando a oportunidade do mestre de obras para tirá-lo da casa. Ele leva Carl para o tribunal que recebe um mandato enviando-o para um asilo.
Decidido a não ir embora, Carl pega balões cheios e os prende nos ferros da lareira e os solta no ar fazendo a casa erguer-se do chão e começar a flutuar cada vez mais alto. De repente, pensando que não havia mais alguém para lhe incomodar, Carl ouve uma batida na porta e vê Russell segurando-se para não sair voando para fora da varanda. Carl não o permite ficar e diz que vai levá-lo para uma parada de ônibus, mas uma tempestade se forma diante deles e no meio da euforia, Carl desmaia.
Ao acordar, Carl vê Russell dizendo que tomou controle e desviou a casa da tempestade. Aos poucos, a casa começa a descer e Carl percebe que eles não estão numa cidade, porque o cenário é modificado. Há pedras grandes e areia no chão, o sol estava escondido atrás de nuvens e não havia um prédio sequer por lá. Quando ficou mais claro, Carl e Russell avistaram o Paraíso das Cachoeiras do outro lado de um imenso penhasco de onde eles estavam. Feliz e satisfeito, Carl e Russell caminham pela floresta com a casa flutuando como se fosse um balão em direção à cachoeira.
No decorrer do caminho, Carl e Russell encontram uma ave brilhante e imensa a qual Russell chama de Kevin, o Narcejão. Andando mais um pouco, eles encontram um cachorro com uma coleira que o permite falar como humanos. Ele se apresenta como Dug e acompanha (contra a vontade de Carl) os três. Mas eles não esperavam que o cachorro fosse um tipo de espião que andava atrás do Monstro do Paraíso das Cachoeiras sob ordens de Charles Muntz e, em um momento da estória, Carl e Charles se encontram e comentam sobre o sonho de Carl e Ellie em morar no Paraíso das Cachoeiras. No meio da conversa, Carl nota que a ave que Charles quer levar é Kevin e uma correria para salvar o pássaro e a si mesmo começam.
Em um momento decisivo da estória, Carl tem que decidir entre levar sua casa até o Paraíso das Cachoeiras, como ele e Ellie sonhavam, ou enfrentar um perigoso resgate no dirigível de Charles Muntz em movimento para salvar Russell, Kevin e seus filhotes.

COMENTÁRIO SOBRE UP
O filme tem uma boa dose de todos os gêneros, mostrando que os desenhos animados continuam conquistando não só as crianças como adultos. O enredo é contado de forma atrativa com muitas aventuras, diálogos e cenas tocantes podendo trazer lágrimas. É uma estória sobre a superação e de como pessoas novas podem se tornar tão importantes como se fossem eternas nas nossas vidas; ainda comenta um pouco sobre o fanatismo e de como ele deve ser controlado. Traz uma linda mensagem de amizade e companheirismo assim como ensina de forma divertida a como decidir o que é mais importante para nós: o passado ou o presente.
A morte de Ellie causa um receio de ver até onde o filme iria, por se tratar da morte e ser um tema pesado num filme infantil. Mas o roteiro não dá foco na tristeza e extravasa na comédia em outras cenas, fazendo até o espectador esquecer que o filme foi triste em algum momento.
Premiado com glória, UP conquistou seu lugar como desenho animado, reconhecido pela Academia e revisto milhares de vezes nas casas de crianças e ainda é comentado como um dos filmes líderes de bilheteria, ficando atrás de Procurando Nemo e Toy Story 3, com US$292 milhões nos Estados Unidos, e US$723 milhões mundialmente.

Laís Sousa

3 comentários:

  1. Resenha do Livro Pedagogia da Autonomia,de Paulo Freire.
    Pedagogia da Autonomia:saberes necessários à prática educativa(148 páginas),de Paulo Freire,publicado(2010) pela Coleção Leitura,é uma obra composta de 3 capítulos.Entre eles,ressaltam-se:Não há docência sem discência; Ensinar não é transferir conhecimento; Ensinar é uma especificidade humana.
    A obra do Prof. Paulo Freire descreve as práticas docentes e as questões fundamentais para a formação dos educadores/as ,de maneira objetiva e lúcida.Freire questiona as atitudes éticas como ações transformadoras de um processo de aprendizagem,no qual há necessidade de saberes docentes em que se deve ter autonomia.No decorrer das palavras do autor,ressalta-se as condições exigidas para a construção de tais habilidades,entre estas: a construção do respeito e das posturas pessoais à serviço do pensar,do decidir e do optar para a ação transformadora.
    Dentro desta perspectiva, destaca-se a simplicidade atrelada à competência científica como instrumentos condutores da autonomia e libertação dos educandos e educadores,sendo isto indispensável para a edificação do plano educacional .Tratando-se então,a educação como instrumento capaz de modificar a sociedade.Neste sentido,a obra mostra-se totalmente otimista , acreditando na justiça e potencial da construção crítica dos indivíduos da sociedade.Esperançoso,o professor se solidifica em palavras, na credibilidade da educação.
    Este posicionamento do autor nos revela o potencial de uma educação transformadora e o papel do professor progressista dentro destas condições.Mostrando-se então, a importância de ações construtivas do pensamento crítico de alunos e alunas. A obra é in dispensável para profissionais da área educacional e para aqueles que,estão em formação docente.

    Allana Lima, estudante de Letras na Universidade Federal do Pará

    ResponderExcluir
  2. A resenha do livro "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire é desenvolvida de maneira clara e descritiva pela resenhista Allana Lima.A resenhista deixa claro os objetivos que o livro nos transmite,falando com clareza a respeito dos saberes necessários as práticas educacionais.

    Laena Luz

    ResponderExcluir