Exemplos de Resenhas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Resenha de Filme (algumas dicas)

•    Depois de ter selecionado o filme, se familiarize com o contexto. Isto quer dizer, antes mesmo de ver o filme, conheça um pouco sobre ele. O que os atores e diretores fizeram antes? Talvez você confira alguns dos seus últimos trabalhos. São eles os ganhadores do Oscar? Eles são conhecidos por um determinado estilo? O filme é baseado em um livro ou em um acontecimento histórico? É um remake ou uma continuação? Olhe para esse tipo de coisas. Todas essas informações irão ajudar você a entender melhor o filme. Você vai pegar detalhes, alusões, marcas registradas do ator ou diretor, e provavelmente terá mais conhecimento sobre elementos importantes da história. Você será capaz de dizer aos leitores como ele chegou até o original, por exemplo, ou o livro. Estas são as coisas que ajudam a escrever uma sólida resenha crítica de filme, que seja de interesse para os fãs.

•    Depois de ver o filme, formule um parecer específico em uma frase. Seu trabalho como crítico de cinema é dar uma opinião sobre o filme. Em última análise, isso pode ser um "legal" ou "três estrelas de cinco." Você deve ter uma tese específica para conduzir a sua crítica. Por exemplo, "Eu não gosto desta comédia" pode tornar-se "A história teve momentos engraçados, mas não foi por muito tempo." "Este filme de terror é bom" se tornaria "Este filme de terror funciona porque ele cria suspense até o fim." Então, tente encontrar esse parecer específico, que será a base da sua resenha sobre o filme.

•    Crie uma boa introdução. Existem dicas básicas que se aplicam a maioria das formas de escrita. Uma dessas dicas é a de agarrar o leitor imediatamente. Você quer que seu leitor esteja interessado no que você tem a dizer. Pegue-o no primeiro parágrafo ou "introdução”, de uma ou várias maneiras: Comece com uma grande citação do filme, e explique como ela reflete o filme, consulte a reputação do ator ou diretor e compare a forma como ele ou ela fez este filme, compare este filme a outro filme bem conhecido em algumas frases ou duas; explique qual era sua expectativa, e então se foi cumprida ou não. Então termine o primeiro parágrafo, declarando sua opinião.

•    Recapitule brevemente, mas não deixe nada importante. Se você lê resenhas profissionais de filmes, você sabe que sempre incluem um pouco de recapitulação. Alguns leitores gostam de saber no que estarão se metendo antes de deixar seu dinheiro numa bilheteria. Você pode contar às pessoas a premissa básica do filme. Na verdade, você deve escrever a premissa básica, e dizer-lhes como a estória se faz, mas não fuja dos momentos-chave, especialmente não conte o fim! E mantenha uma breve sinopse do filme. Então comece a resenha.

•    Revise sua opinião principal com detalhes. Os leitores agora sabem o que você pensa: "esta comédia teve momentos engraçados, mas não foi por muito tempo." É hora de você provar isso. Escreva sobre como os atores teen tiveram um bom desempenho, como o fizeram no outro filme. Escreva sobre como os escritores fizeram uma grande paródia do filme famoso. Mas, em seguida, acrescente que houve muitas cenas envolvendo a família ou o namorado. Fale sobre o fato de que havia vários finais, e todos eles eram muito longos. Use detalhes para fazer seus leitores verem que você está certo.

•    Seja interessante. Só porque esta é uma resenha do filme não significa que tem de ser maçante. Do primeiro ao último parágrafo, faça a revisão ser atrativa, usando metáforas, analogias, adjetivos específicos e advérbios para fazer suas avaliações do filme, e criar as imagens que você está procurando. Mas também seja conciso. A revisão não é um lugar para longas diatribes ou prosa florida. Então, novamente, onde não existe lugar para longas diatribes e prosa florida?
 

•    Seja honesto na sua apreciação. Seus leitores e o trabalho que você está criticando merecem uma opinião honesta, certo? Sendo assim, mesmo que você ODEIE o ator, ou AMEI a atriz, quando escrever uma resenha de filme não se esqueça de assegurar a sua opinião verdadeira sobre o filme. Tenha em mente algumas normas. A comédia deve ser engraçada, um filme de terror deve ser assustador, etc. Julgue o filme sob essas normas, e não sob qualquer opinião pré-existente que possa ter. Isso fará a resenha mais valiosa para o leitor, e escrita honesta é sempre melhor, não é?

Atenção:

    Não gaste muito tempo resumindo a trama.

    Não perca os momentos chave!

Dicas rápidas:

    Certifique-se de ter uma opinião principal boa e sólida.

    Comente sobre detalhes específicos para apoiar a sua opinião.





Jean Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário