Exemplos de Resenhas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME AVATAR

Cameron, James. Avatar. Londres, 20th Century Fox, 2009.

1 – Credenciais
James Francis Cameron é Bacharel em Física pela Universidade da Califórnia e estudou Filosofia na Universidade de Toronto, além de diretor, produtor, roteirista e editor. Nascido no Canadá, ele e sua família se mudaram para Califórnia em 1971, o que fez com que despertasse seu interesse pelo cinema. Trabalhava como caminhoneiro e em suas horas vagas escrevia. Tempos depois decidiu largar essa vida para se dedicar a indústria cinematográfica, graças ao filme Stars Wars IV. Seu primeiro filme foi Battle Beyond the Stars. Dentre os filmes que ele já trabalhou, destacam-se: O Exterminador do Futuro (1984) e O exterminador do futuro II (1991), Aliens (1986), Titanic (1997), etc. Ganhou muitos prêmios como Oscares e Globos de Ouro.

2 – Resumo
É um filme de ficção científica escrito por James Cameron, produzido por Lightstorm Entertainment e distribuído pela 20th Century Fox. Sua première foi em Londres, no dia 10 de dezembro de 2009. Lançado em 2D, 3D e até 4D (Coréia).  E nomeado a nove Oscars.
O ano em que se passa a história é o de 2154, onde mostra um conflito em Pandora entre os colonizadores humanos e os Na’vi (nativos humanóides). Estão em guerra por causa dos recursos (minério Unobtainium) e claro, a sobrevivência da espécie nativa. Os Na’vi, medindo 3 metros de altura e ossos bem reforçados, vivem em harmonia com a natureza e veneram a deusa Eywa. Os humanos não conseguem respirar na atmosfera de Pandora e não convivem bem com os nativos por não entenderem sua cultura de cuidar da natureza. Uma pesquisa, coordenada pela Dra. Grace Augustine, cria o Programa Avatar, ao quais os humanos poderão controlar mentalmente um corpo de Na’vi e assim penetrar na vida dos humanóides.
Jake Sully é um ex-fuzileiro paraplégico, que vai a Pandora atrás de dinheiro para sua cirurgia. Só entra no Programa Avatar porque seu irmão gêmeo (cientista deste programa) morre e só ele poderá ocupar seu lugar devido ao DNA ser similar, e então poderá utilizar o Avatar do seu irmão. Primeiramente, Dra. Grace não gosta da ideia porque Jake não tem experiência nem conhecimento do povo nativo. Em um dos serviços, Jake é atacado por uma criatura e se perde do grupo. Acaba sendo salvo por Neytiri (Na’vi femea). Ela decide o levar para o clã por achar que ele tem algo que o liga ao povo. A partir de então ele passa a conviver e aprende os costumes.
O coronel Miles Quaritch promete ao Jake pernas novas caso ele faça com que o povo se retire da região (Casa da Àrvore) porque há uma grande concentração do minério neste lugar. Só que Jake começa a preferir o modo de vida dos Na’vi e se relaciona com Neytiri. O coronel descobre ao ver que ele ataca as máquinas que foram mandadas para destruir a Casa da Árvore e manda desligar seu Avatar. Dra. Grace e os outros cientistas tentam convencer que não pode destruí-los. Mas não tem jeito.
Os nativos os consideram traidores e os aprisionam. E agora a guerra começa entre os militares e o povo. Muitos morrem inclusive o chefe do clã (pai de Neytiri). Nesta altura os corpos Avatar já estão desligados de novo. Uma piloto, Trudy Chacon, revoltada, acaba trocando de lado, e salva os cientistas que retornam aos corpos do Avatar. Durante a fuga, Grace é baleada e morre, nem os Na’vi conseguem salva-la, tentando transferir a alma de Grace para o Avatar.
Como Jake consegue dominar uma criatura chamada Toruk, que só foi dominada por cinco Na’vi durante toda a história desse povo, consegue a confiança de novo. E se unindo aos outros clãs entram em guerra com os humanos. Muitos outros Na’vi morrem e todos pensavam que iam ser derrotados, mas a fauna de Pandora entra em ação, graças a uma oração que Jake faz a mãe-natureza Eywa. Assim conseguem ganhar esta guerra. O coronel ainda tenta matar Jake, retirando-o da cápsula que controla os corpos dos Avatares e assim ele não podia respirar, porém Neytiri o salva após matar o coronel.
Os outros militares são expulsos e ficam somente Jake, os cientistas e a piloto. Os nativos tomam posse da fortaleza humana e a tornam sua nova casa já que a Casa da Àrvore foi destruída. Jake decide transferir sua alma para o corpo do avatar permanentemente por meio da Árvore das Almas e vira líder do clã e une-se a Neytiri e tudo volta como era antes.

3 – Crítica
Mesmo sendo um filme de ficção cientifica, ele retoma um assunto que noticia mundialmente hoje: conservação e preservação de recursos assim como também a sobrevivência das pessoas. Este filme no faz lembrar a situação que estamos vivendo hoje com a natureza. Uns tentando salvar, outros destroem sem perceber. Por isso mesmo que o James Cameron e a atriz (atuou como Dra. Grace) fizeram uma visita a Amazonia. Por outro lado, por ele ser também um filme de ficção, nos deparamos com coisas bem surreais, figuras totalmente diferentes de nossa realidade: animais, montanhas que flutuam, etc. Sem dúvida nenhuma foi um sucesso. Aguarda-se a próxima aventura.


Luiza de Asevedo Barbosa

14 comentários:

  1. gostei muio até usei em uma prova minha sobre resenha

    ResponderExcluir
  2. Puxa, nota 10, precisava de uma ajudinha em um trabalho e tanto o resumo quanto a crítica me ajudaram bastante; Valeu!

    ResponderExcluir
  3. adorei me ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. Perfeito esta a sua resenha! Um trabalho digno de um 10

    ResponderExcluir
  5. Mt boa a resenha me ajudou mt! Vlww! :D

    ResponderExcluir
  6. Perfeita Sua Resenha Mas Será Que Vcs Poderiam Me Ajudar a Fazer Uma Estou Com Muita Dificuldade !!

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa noite. Ótima resenha. Assisti esse filme muitas vezes sua resenha conseguiu resumir eficientemente a história e mensagem que o filme passa.
    O filme avatar mostra muito bem como a ganância do ser humano fez com que ele tivesse que explorar outros povos, fora da terra, para conseguir mais recursos para uma terra já escassa.
    Parabéns, o filme é ótimo! Recomendo!

    ResponderExcluir