Exemplos de Resenhas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Green Zone - By: Diogo Milk!!*






SINOPSE


Bagdá, 2003. Roy Miller (Matt Damon) lidera uma equipe, a serviço da inteligência do exército, em busca de armas de destruição em massa no Iraque. Depois de algumas tentativas frustradas, o militar se vê diante de um cenário caótico entre seus compatriotas, o que o deixa dividido entre aplacar o anseio do governo de encontrar algo que justificasse a invasão ou descobrir a verdade dos fatos. (RC)

Uma polêmica mundial. Assim pode-se resumir o assunto tratado pelo filme “Zona Verde”. Neste filme, o excelente ator Matt Damon interpreta o oficial Roy Miller, chefe de uma equipe tática da inteligência do exército americano.
O filme retrata a guerra do Iraque, e se passa em Bagdá, no ano de 2003. Roy Miller lidera uma equipe em busca de armas de destruição em massa no Iraque. Seguindo informações frias e, acatando ordens sem sentido, Roy Miller passa a questionar o verdadeiro objetivo de suas operações, e também, questiona o próprio governo americano que incita a guerra no território iraquiano.
Uma trama em que os temas constantes são a guerra, o jogo de poder, a corrupção dentro do governo, mentiras e traições. “Zona Verde” não faz apenas uma crítica ao governo de George W. Bush, o filme também nos faz refletir sobre o verdadeiro motivo da invasão ao Iraque. Será que os EUA realmente procuravam armas de destruição em massa ou o real interesse americano estava nos poços de petróleo? Quantas vezes os EUA irá usar pretextos sem fundamentos para invadir, ocupar e destruir as nações que são seus inimigos políticos? Essas são algumas das perguntas que o filme deixa subentendidas.
“Zona Verde” mostra o que nós, ocidentais, não entendemos, pois, é impossível uma nação inimiga destruir e depois querer reconstruir outra nação, sem que haja discórdia e conflitos entre as forças armadas dominadoras e o povo dominado, então quando o governo americano, afirma que uma das intenções da guerra era destruir Saddam Hussein e seus aliados, combater o terrorismo, e reconstruir um país livre e unido, não levou em conta que há uma diferença monstruosa entre as duas nações, diferenças que envolvem religião, cultura e divergências étnicas.
O filme retrata um cenário de guerra, mas vai além do campo de batalha, pois a verdadeira guerra que, merece ser destacada é aquela travada fora do campo de batalha; é a guerra do poder, travada em um campo de batalha onde vale tudo para se alcançar a vitória.





Diogo Leite

2 comentários:

  1. Por: Victor padilha

    A resnha do filme "Zona verde" feita pelo aluno Diogo Milk, traz os topicos necessarios para o bom entendimento de sua idéia e perspectiva do filme. Ele comenta um pouco da sinopse do filme, mas ao mesmo tempo ele commenta a verdadeira idéia que o filme tenta nos passar.
    Achei bastante interessante como ele explica a idéia do filme, idéia proposta em fatos reais e que nos traz uma clareza maior sobre os detalhes do filme.

    ResponderExcluir
  2. Parece mais a zona do hulk!:-)
    Tudo Green...

    ResponderExcluir