Exemplos de Resenhas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Filme "O Patriota"

O Patriota

(The Patriot, 2000) - Ação / Drama - 175 min.

   O filme "O Patriota" foi dirigido por Roland  Emmerich e seu roteiro foi escrito por Robert Rodat (Escreveu também o roteiro de "O Resgate do Soldado Ryan").Fazem parte do elenco os atores Mel Gibson e Heath Ledger, dentre outros. O filme é ambientado na Carolina do Sul em 1776, e o seu contexto histórico é a Revolução Americana. Trata-se de um assunto histórico, porém com abordagem emocional. O pai,  Benjamin Martin (Mel Gibson) luta ao lado de seu filho idealista Gabriel (Heath Ledger), para defender a sua família e a causa  Norte Americana (Independência das treze colônias que estavam sob o domínio Britânico). Ex- combatente de guerra, agora com seus sete filhos, sofre com o conflito espiritual e moral por ter cometido ações cruéis no passado.
   Benjamin Martin, viúvo, vive com seus sete filhos (Gabriel,  Thomas, Samuel, Nathan,  Margareth,  Willian e Suzan) em uma fazenda na Carolina do Sul. Ele é então convocado para ir a Filadélfia para expor a sua decisão de participar da guerra. Logo, decide não participar da guerra. Contudo, seu filho Gabriel idealista defende a causa Norte Americana e ingressa no exército. Com o intuito de proteger seu filho, acaba ingressando também. Sua fazenda foi transformada em palco de guerra e nessas circunstâncias teve seu filho Thomas assassinado pelo Coronel Willian Tavigton que servia o Rei George III da Inglaterra. Durante sua jornada na guerra, buscou incessantemente vingança pela morte de seu filho, travando uma batalha pessoal com o seu  inimigo.
   Benjamin Martin, organizou uma milícia composta por colonos civis, escravos e fazendeiros que combateu ao Sul dos EUA. Durante um dos conflitos seu filho mais velho é assassinado também. Infeliz por não  poder salvar seu próprio filho, decide sair da guerra e voltar para casa. No entanto, ao ver a bandeira que seu filho tanto lutou para honrar, fez com que ele continuasse a defender a causa.
   Os milicianos receberam apoio da França, que foi representada por Jean Villeneuve, obtendo assim a vitória ao final da Revolução. Desse modo pode -se dizer que a Revolução Americana começou no norte, foi travada no sul e vencida pelos franceses.
   Concordo com a opinião do diretor ao fazer reflexões sobre a relação da Revolução Americana com a guerra Contemporânea de Kosovo, ao dizer que as guerras são combatidas por razões políticas, mas poderiam e deveriam ter sido resolvidas de forma política, porém com negociação e não com violência. Apesar da discriminação que sofreram, os negros foram importante na formação do país. O filme inspira temáticas sobre ufanismo, ideologia e unificação da nação. Esta revolução realmente merece destaque histórico, por ter tido como uma das consequências a criação do primeiro governo democrático do mundo.
Odileila Costa

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O filme "O Patriota" pode ser adotado como uma ferramenta de conhecimento histórico da Revolução Americana. Muito interessante, pois pode atrair os espectadores pela forma de como o filme é contado, a trágica morte dos filhos de Benjamin Martin, a força que ele encontrou para continuar a honrar e defender os seu ideais.Ao vermos o filme podemos fazer uma reflexão e até uma comparação com as guerras atuais.O autor critica a maneira como é politicamente resolvidos os problemas, as diferenças de interesses entre as nações.Concordo que é possivel fazer acordos e evitar a violência.Se não ouvesse guerras,conflitos, o mundo seria melhor.

    Marcos Vinicius Ataide Guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mundo seria melhor mesmo muito melhor

      Excluir
  3. eu amei esse filme ... Gostei tbm do resumo.. taah de parabens qm fez esse resumo.... *-*

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o filme na escola, gostei pq fala dum marco grande para EUA, a sua independencia que ficou na HISTÒRIA!

    ResponderExcluir
  5. Hum mto grande nem li

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito!!me ajudou!

    ResponderExcluir